5 piscinas naturais incríveis em Portugal

O tempo quente do verão convida a banhos, mas se a praia não é a tua onda podes sempre optar por uma piscina. E não, não tens de ter uma piscina em casa porque existem várias piscinas naturais de água salgada espalhadas por Portugal

Estamos a falar de piscinas naturais que são verdadeiras obras de arte criadas pela natureza – e algumas aprimoradas pela intervenção do homem – que ficam mesmo junto ao mar, onde podes desfrutar do melhor dos dois mundos. É uma excelente opção para os amantes de praia que não gostam de confusão, e para aqueles que irão sempre preferir a piscina

Por isso mesmo, reunimos várias piscinas naturais em Portugal, com ilhas incluídas, para que este verão possas trocar a praia pela piscina, sem arrependimentos. Vamos mergulhar juntos?

Poço Azul, Serra da Estrela

Localizada no Parque Nacional Peneda Gerês a piscina natural do Poço Azul cercada por uma paisagem deslumbrante onde se misturam as montanhas e a vasta vegetação, impressiona pelas suas águas incrivelmente cristalinas que nos transportam quase para outro lugar. Apesar da água bastante fria, é possível dar mergulhos refrescantes nos dias quentes de verão. 

Além da piscina natural, nas redondezas poderás encontrar vários trilhos desenhados pela natureza com cascatas escondidas onde menos esperas. Podes aproveitar o  dia para fazer um piquenique, mas atenção, lembra-te que estás numa zona protegida e que, por isso mesmo, podes disfrutar, mas deves deixar o espaço melhor do que o encontraste. 

Parece-te irresistível? Encontra aqui o teu alojamento de férias no Gerês, aproveita as férias para recarregar energias!

Porto Moniz, Ilha da Madeira

Embarcamos agora numa viagem de avião rumo Ilha da Madeira, mais precisamente até à Vila de Porto Moniz onde se encontram estas magníficas piscinas naturais de origem vulcânica. Apesar de terem tido intervenção humana, o que permitiu criar estruturas de apoio como balneários, bar de apoio, parque infantil, espreguiçadeiras e ter a presença de nadadores salvadores, estas piscinas naturais encantam pela sua vista panorâmica que não podes deixar de fotografar.

Piscinas naturais Porto Moniz

wikimedia_commons

Muito procuradas por turistas estrangeiros e nacionais e com águas a uma temperatura agradável que convida a banhos constantes e uma piscina para crianças, podem ser visitadasdurante todo o ano.

Encontra o teu alojamento na Ilha da Madeira para umas férias em família.

Penedo Furado, Vila de Rei

Penedo Furado

Wikimedia commons

De volta ao continente, rumamos ao concelho de Vila de Rei onde mergulhamos diretamente nas piscinas naturais do Penedo Furado. Este lugar é ideal para viajar com amigos ou em família, porque aventura é o que não vai faltar.

Desde as quedas de água no meio da natureza, passando pelas piscinas naturais até aos espaços verdes e o parque infantil, poderás passar um dia de férias que agrade a todos. No regresso, ou se te apetecer fazer uma pausa nos banhos, podes apreciar a paisagem panorâmica no Miradouro, onde poderás ver várias povoações envolvidas em serras e montes.

Aproveita para descansar no meio da natureza em Vila de Rei. 

Piscina natural de Ançã, Cantanhede

Piscina Natural Ançã

cm-cantanhede.pt

É na pequena vila de Ançã, que encontramos a piscina natural, palco de inúmeras visitas durante o verão. Talvez pela sua tranquilidade e água fresca e cristalina, tenha tanta procura. É alimentada pelo caudal da fonte de Ançã e é o sítio perfeito para os dias abrasadores de verão. 

Durante a época balnear, é vigiada diariamente por um nadador salvador. Além disso, se levas contigo os mais pequenos, não terás de te preocupar, uma vez que esta piscina conta com diferentes alturas adaptadas a crianças e adultos. 

E neste espaço pacato, escondido da confusão, encontrarás também um bar e várias atividades que procuram animar os dias de verão na piscina e conseguires assim as férias perfeitas.

Ribeira do Paul, Covilhã

Chegamos à piscina natural da Ribeira do Paul, na Covilhã. Esta piscina natural é no mínimo surpreendente, seja pelas águas transparentes ou pela paisagem envolvente. Aqui a água está sempre a correr, ajudando a manter a sua pureza que fica completa com temperatura muito fria típica da Serra da Estrela.

Ribeira do Paul, Covilhã

wikimedia_commons

A rocha que forma o anel de uma cascata tem cerca de quatro metros de altura e são muitos os aventureiros que a usam como prancha para saltar para a piscina natural transparente com uma profundidade que ronda os três metros. No entanto, é recomendada precaução, pois esta piscina não tem vigilância, nem mesmo durante a época balnear.

Mais à frente é ainda possível encontrar um areal que compõe a praia fluvial da Ribeira do Paul. Um recanto repleto de rochas que servem de palco a piqueniques e muitos locais de sombra.

A verdade é que este lugar ‘escondido’ transpira tranquilidade e deixa muitos dos seus visitantes de queixo caído. Se queres umas férias descontraídas, longe da confusão, mas perto da natureza no seu estado mais selvagem, não te esqueças da máquina fotográfica e embarca nesta aventura. 

Aproveita as férias de verão para uma estadia na Covilhã.