O verão chegou: como ter um terraço cheio de estilo

Ter um espaço em casa para relaxar é essencial. Descobre como podes renovar o teu.

O verão começou e com ele chegam os dias mais quentes. Também por isso é preciso começar já a preparar os terraços e varandas para chegada do bom tempo e dos dias mais longos.

Desde que vivemos uma pandemia, os terraços passaram a ser um bem precioso, a ponto de as casas que os possuem, mesmo aquelas que têm apenas uma pequena varanda, terem um preço mais alto e serem muito mais valorizadas do que as que não têm, no mesmo prédio.

Em muitos casos, estas varandas deixaram de ser lugares de armazenamento de objetos que eram pouco usados ​​ou grandes, que não sabíamos onde colocar, como por exemplo, bicicletas, para passar a serem cantinhos de refúgio, lugares mais cuidados e apreciados nas casas.

Dicas para teres um terraço cheio de estilo e que chame pelo verão

Pexels

Para quem tem a sorte de ter assim um espaço exterior, está na altura de o renovar ou preparar para conseguir ter um local especial e acolhedor que convide a ler, a beber uma limonada, a conversar, a beber um copo com os amigos… ou simplesmente a relaxar num espaço em que não pensas em nada, enquanto apanhas apenas uns raios de sol.

Ter um terraço ou espaço ao ar livre, cheio de estilo, não é assim tão difícil. Vê estas dicas essenciais que temos para ti, para conseguires também ter o teu cantinho exterior:

Plantas e flores para um toque natural

Plantas e flores são elementos naturais que trazem vida, alegria e cor a qualquer espaço. Sejam naturais ou artificiais (cada vez mais utilizadas) também dão um toque mais exótico ao teu terraço ou varanda. Podes colocar vasos com plantas de diferentes tamanhos e variedades para criares um ambiente fresco e acolhedor. Ou também podes colocar as plantas dentro de cestas, também de diversos tamanhos e cores.

  • No que diz respeito às plantas artificiais, as que estão tão na moda são: figueiras, bambus, bananeiras, monstera, palmeiras… Há uma infinidade de escolhas e tamanhos, mas para terem envergadura, é melhor que tenham a partir de 80 cm em diante.
  • Se optares por plantas naturais, catos e plantas, como echeveria ou sansevieria (também conhecida como espada-de-são-jorge), que armazenam água nas suas folhas grossas. Estas plantas são uma ótima escolha porque dão um toque muito especial e exigem poucos cuidados.
  • As guirlandas de folhas e plantas penduradas, sejam estas naturais ou artificiais, também estão na moda e adicionam calor e cor aos espaços. Podes colocá-las soltas numa parede como decoração, ou usares estas plantas para decorar os recantos de um móvel, ou para suavizar o metal de um sofá ou poltrona de ferro, ou num corrimão.
Dicas para teres um terraço cheio de estilo e que chame pelo verão

Pinterest

Usa e abusa de materiais naturais

Usa elementos como a ráfia, vime, juta, vime, madeira… Quer estejam presentes em móveis, sofás, mesas, cadeiras, poltronas, pufes…, quanto para elementos decorativos, como cestos, bandejas ou candeeiros. Estes trazem uma sensação de aconchego e naturalidade a qualquer ambiente e principalmente em ambientes exteriores.

  • Escolhe móveis de exterior que se adaptam ao estilo que pretendes alcançar no teu terraço. Seja este moderno, rústico, boémio ou minimalista, certifica-te de que os móveis e acessórios se complementam;
  • Para aqueles ambientes húmidos ou frios, uma boa opção, principalmente para móveis de exterior, é o vime sintético. Esteticamente também é quente aos olhos e requer pouca manutenção, é muito resistente, lavável com água, resistente às intempéries, costuma estar disponível em várias tonalidades, é ecológico e mais barato que o rattan natural.
Dicas para teres um terraço cheio de estilo e que chame pelo verão

Pinterest

Almofadas e têxteis

Adiciona almofadas e tecidos ao teu mobiliário de exterior para criares uma sensação de conforto e aconchego. Escolhe cores e padrões que complementem a paleta de cores do teu terraço.

  • No entanto, usa tons naturais e neutros para dar um ar aconchegante, cores com branco, beges, crus, cinzentos, trigo… e podes sempre adicionar algum contraste ou nota de cor, como por exemplo um apontamento de verde.
  • Este ano os padrões vegetais e geométricos estão em alta e alguns podem ser selecionados em almofadas, por exemplo, para dar aquele toque alegre com base em neutros e naturais.
Dicas para teres um terraço cheio de estilo e que chame pelo verão

Pinterest

Iluminação ambiente: um detalhe importante

A iluminação certa pode transformar completamente a atmosfera de um terraço ou varanda. Usa luzes que possas pendurar, lanternas, velas ou luzes de corda para criares uma atmosfera aconchegante à noite. Caso queiras pendurar candeeiros de teto, os mais populares são sem dúvida os candeeiros de ráfia, vime, bambu e vime.

  • Para não teres aquela preocupação com as velas e evitar possíveis perigos, uma ótima opção é comprares velas artificiais que funcionam com pilhas e ficam lindas dentro das lanternas, ou lampiões e guirlandas solares, que acendem com a chegada da noite e carregam durante o dia, através de energia solar.  

Tapetes são sempre uma ótima opção

Colocares um tapete ou um revestimento no chão pode tornar o teu terraço mais acolhedor e quente. Escolhe sempre uma cor clara, como o bege, creme, tabaco ou cinzento claro, que confere luz e conforto.

  • Embora os tapetes de fibra natural estejam na moda e tenham um ótimo visual, estes também são menos resistentes, principalmente à chuva e aos climas mais frios. Opta pelos tapetes que são feitos de materiais sintéticos, que ficam muito bem e também são ecológicos, como os tapetes feitos com PET (polietileno tereftalato).

O que são tapete feito de PET?

 São materiais mais resistentes às intempéries e muito fáceis de limpar com água e sabão, não absorvem substâncias líquidas, o que permite ter um tapete durável ao longo do tempo. É um tipo de carpete ideal também quando tens animais de estimação ou crianças em casa.

Dicas para teres um terraço cheio de estilo e que chame pelo verão

Pexels

Outros acessórios decorativos

Para além de todas as dicas mencionadas, cada vez mais adicionamos elementos decorativos nos terraços e espaços exteriores, especialmente para decorar as paredes e dar um toque final.

  • Há quem opte por ter um tema, por exemplo, com objetos marítimos se gostarem muito de náutica, ou com objetos étnicos.
  • Mas também existem opções mais “transversais” que procuram um ambiente acolhedor, como espelhos de ráfia, vime ou rattan…

Outro complemento decorativo interessante é instalar algum elemento de água, como uma fonte, se houver espaço disponível, ou um pequeno lago ou cascata. Estes elementos não só adicionam beleza visual, mas também podem proporcionar um som relaxante.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias