Dicas para conseguir ter o próprio estilo de decoração

Sentes-te incapaz de decorar a casa porque não confias no teu estilo? Dizemos-te como podes fazê-lo.

Como conseguir ter o próprio estilo de decoração
Photo by Spacejoy on Unsplash
 

Decorar a casa pode ser intimidante, sobretudo quando não sabemos bem qual é o estilo de decoração que mais nos agrada. E a verdade é que perante a variedade da oferta, desde as lojas físicas ao online, e é fácil perder o foco.

Sentes-te incapaz de decorar a tua casa porque não confias no teu estilo? O Apartment Therapy consultou vários profissionais que deixam algumas dicas importantes para que aprendas a confiar no teu instinto e possas conseguir construir o teu próprio estilo de decoração.

Não subestimar o poder de um ‘mood board’

Se já tentaste utilizar o Pinterest para cultivar um estilo e acabaste mais confuso, ficarás feliz em saber que existe uma maneira mais eficiente de usar a plataforma. Alessandra Wood, vice-presidente da Modsy, recomenda usar a plataforma como “estrela do norte”. Em vez de simplesmente copiar as divisões das pessoas no Pinterest, usa-o para aprender mais sobre o teu estilo.

Photo by Spacejoy on Unsplash
Photo by Spacejoy on Unsplash

Chris McGovern, designer principal da empresa McGovern Project LLC, sediada em Nova Iorque, recomenda olhar para os elementos de design de que gostas em vez de focar apenas em temas específicos como “meados do século” ou “casa de quinta”. Identificar esses elementos vai ajudar-te a identificar o tipo de mobiliário e decoração de que realmente gostas. “Aconselho [os meus clientes] a não procurarem uma única coisa que melhor reflita seu estilo, mas a fixar livremente em qualquer aspeto de uma imagem com as quais se identifiquem”, diz McGovern.

Criar ‘moods’ com peças específicas

Podes não confiar no teu estilo, mas é provável que algumas coisas tenham chamado a tua atenção. Se gostas mesmo de uma peça, cria um ‘mood board’ dedicado a essa peça com opções de decoração que possam combinar com ela.

Photo by Spacejoy on Unsplash
Photo by Spacejoy on Unsplash

“Se trabalhares de forma independente (sem um designer), sugiro que uses um software para começar a desenvolver um mood board”, recomenda McGovern. “Podes colocar aquela mesa de café que realmente gostas num slide e, em seguida, brincar com a decoração cercando-a com bugigangas, cadeiras e tapetes. Brincar dessa maneira vai ajudar-te a refinar o estilo sem comprar nada.”

Comprar para o longo prazo

Muitas pessoas não confiam no estilo porque são orientadas por tendências. É fácil deixar-se levar pelos modismos, o que pode fazer com que não gostes de algo daqui a uns meses. Para remediar essa situação, tenta comprar coisas que gostes mesmo. Pergunta a ti mesmo: “Será que vou gostar disto daqui a 10 anos?”.

Photo by Kara Eads on Unsplash
Photo by Kara Eads on Unsplash

Não se limitar a apenas um estilo

Esta dica parece contra-intuitiva e pode ser um pouco complicada de realizar, mas se não conseguires identificar uma estética exata, tenta incorporar alguns estilos para diversificar um pouco o espaço.

“Frequentemente incentivo os clientes a não se prenderem a uma direção específica que os atrai e, em vez disso, aprenderem a incorporar de forma artística várias vibrações”, diz Caitlin Murray, fundadora e diretora de criação da Black Lacquer Design.

Photo by Huy Nguyen on Unsplash
Photo by Huy Nguyen on Unsplash

“Acredito muito na mistura de todas as épocas e abordagens quando se trata de decoração, o que acaba por deixar um espaço muito fresco e um pouco inesperado. Tal como a primeira designer de interiores americana, Dorothy Draper, disse: “Se parece certo, está certo.”

 

Na IBC encontrará uma nova imobiliária, forte nos valores, competente
nas tarefas, com imagem renovada que a fará atingir uma nova era no
mercado imobiliário. Venha visitar connosco os apartamentos e moradias
com que sempre sonhou. 

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias