Estas plantas ajudam a reduzir a humidade em casa
Algumas plantas conseguem minimizar um problema muito comum em casa: a humidade e o crescimento de mofo.
Escolher as plantas certas pode fazer uma grande diferença em casa. As plantas que absorvem a humidade são especialmente úteis em ambientes frios ou em ambientes com pouca ventilação, como a casa de banho ou a cozinha. Ao colocá-las em locais estratégicos, portanto, podes tanto melhorar a estética do ambiente quanto aumentar a qualidade do ar, principalmente nas estações frias.
Quais são as melhores plantas para combater a humidade
Na casa, tendemos a colocar plantas que não exijam cuidados excessivos. A razão é simples: elas podem crescer com segurança, mesmo que não sejam regadas por dias. Algumas dessas espécies também são capazes de absorver humidade, pois são nativas de climas quentes com muita água parada. Considera, por exemplo:
- Samambaia: Esta planta é conhecida pela sua capacidade de absorver grandes quantidades de humidade, embora deva ser colocada alta devido às suas folhas muito grandes.
- Planta Aranha: O Phlangium, assim chamada porque as folhas lembram pequenas aranhas, é um excelente absorvedor de humidade, mas também capaz de crescer em qualquer circunstância.
- Ficus elastica: Não só absorve a humidade, mas também ajuda a purificar o ar, removendo toxinas como o formaldeído. Cresce em qualquer ambiente com temperatura acima de 15 graus.
- Palmeira Areca: Esta planta tropical, nativa da Índia e Malásia, é um poderoso absorvedor de humidade e também pode ajudar a arrefecer o ar no verão.
- Golden Pothos: Uma espécie muito comum que é eficaz na absorção de humidade e pode tolerar uma variedade de condições de luz, tornando-a versátil e fácil de manter.
Freepik
Como usar plantas para eliminar a humidade em casa
Para tornar as plantas “anti-humidade” eficazes, não basta colocá-las num lugar aleatório da casa, mas terás que seguir alguns cuidados.
As plantas devem ser colocadas em áreas da casa onde a humidade tende a acumular-se, como casa de banho ou cozinha, e principalmente em cantos. Além disso, é importante lembrar que essas plantas precisam de luz para crescer, por isso devem ser colocadas num local onde possam receber luz natural, ainda que indireta.
Por fim, é importante cuidar das plantas para garantir que elas continuam a fazer o seu trabalho. Isso envolve regar regularmente, mas não excessivamente.
Freepik
Redução de humidade: como fazer?
As plantas são um ótimo remédio para evitar que a humidade se forme em casa. No entanto, a prevenção e alguns truques simples poderiam resolver o problema na sua raiz. Primeiro, certifica-te de que casa está devidamente ventilada, abrindo janelas e portas para incentivar a circulação de ar.
Além disso é aconselhável evitar secar roupas em casa, pois o processo de secagem liberta humidade no ambiente. O uso de secadores de ar pode ser uma solução eficaz para reduzir o excesso de humidade em áreas específicas da casa. Por fim, manter a limpeza regular da casa ajuda a evitar o crescimento de mofo, que prospera em ambientes húmidos.
Freepik
Post Comment