Convidados em casa? Dicas para por uma mesa bonita

Com ou sem convidados, há dicas para quem gosta de cuidar de todos os detalhes. E a decoração da mesa é um aspeto importante.

Se o que se põe no prato é fundamental para um jantar ou almoço com a família ou amigos, não menos importante é o posicionamento dos diferentes elementos da mesa: os pratos, os guardanapos, os copos. A refeição é quase tão importante quanto aquilo que vemos quando nos sentamos à mesa. E a verdade é que pode ser um grande cozinheiro, mas um desastre quando se trata da decoração da mesa.

Deixamos-te uma ajuda para por uma mesa bonita. Estas são algumas das dicas a ter em conta:

  • Praticidade: “As mesas devem ser sempre práticas e funcionais. Apesar de existir um “protocolo” que geralmente levamos em consideração, não acho que devemos seguir rigorosamente tudo o que é “ditado”. Quando faço um brunch por exemplo, na maioria das vezes tenho que colocar o guardanapo no prato porque não cabe na lateral. No entanto, procuro não descurar pormenores como a posição dos talheres ou dos copos”.
  • Reutilizar: “Outro fator fundamental para mim é reaproveitar tudo que já tenho com muita imaginação e assim não gastar um milhão em loiças diferentes. Acho que o mais prático é ter sempre uma loiça branca básica que tenha mil opções para combinar com diferentes guardanapos, flores, talheres, etc.”.
  • Imaginação: “Existem elementos quotidianos que ajudam a inovar: dou aos copos de iogurte de vidro, por exemplo, mil usos, desde castiçais, ou vaso para colocar flores ou o seu uso literal de vidro para colocar iogurte com frutas vermelhas e granola. É só ter um pouco de imaginação para que tudo fique bonito… e se alguém não tiver, há muitas fontes de inspiração na internet que te ajudam a seguir a a linhas que procuras”.
  • Tendências: “Para os meses de primavera e verão, o que vem com força é a tendência das toalhas de mesa indianas que encontramos em todos os lugares.”
Decorar mesas de jantar
Melissa Burgos
Loiças de jantar