Criar nichos embutidos em casa: como usá-los em cada divisão

Queres aprender a usar nichos embutidos e tirar melhor partido dos vários espaços da casa? Eis algumas dicas.

Os nichos embutidos não são apenas uma (boa) forma de aproveitar e otimizar os espaços, acrescentando mais arrumação. A construção de nichos embutidos permite também dar um maior dinamismo à decoração de uma divisão, funcionando como um fator diferencial.

Queres aprender a usar nichos embutidos na decoração e tirar melhor partido dos vários espaços da casa? Este guia pode dar-te uma ajuda.

Nichos embutidos no quarto 

No caso do quarto, os nichos embutidos têm estado muito em voga. A criação de um nicho permite um maior aproveitamento da parede da cabeceira da cama. Nesse sentido, desde nichos abertos à criação de armários, existem várias opções. Alguns destes nichos acabam por ser incorporados com uma iluminação e também com mesas de cabeceira.

Nichos embutidos no quarto
Shutterstock

Nichos embutidos na casa de banho

Os nichos embutidos na casa de banho são possivelmente os mais populares. Quem nunca fez aquele buraquinho na parede, para arrumar champô e o sabão? Como podes ver no exemplo abaixo, o nicho não só serve de arrumação, como ainda quebra o armário principal da casa de banho. Além disso, é ainda fonte de iluminação, algo muito útil num WC, uma divisão onde muitas vezes a iluminação é mais fraca.

Nichos embutidos na casa de banho
Shutterstock

E tendo em conta que as casas de banho tendem a ser divisões mais húmidas, aconselhamos-lhe a optar pela construção de nichos embutidos em materiais resistentes, como a alvenaria ou a pedra natural.

Nichos embutidos na sala 

Seja na vertical ou na horizontal, optar por um nicho embutido na sala será sempre um factor diferenciador na  sala. Numa sala, a existência de um nicho embutido não só permite uma maior arrumação, como dispor os teus objetos favoritos.

Nichos embutidos na sala de estar
Shutterstock

E ao contrário daquela velhinha ideia de que devem ser discretos, por que não fazer o oposto? Para destacar o nicho, opta por uma pintura com cores escuras ou mais chamativas. Depois é decorá-lo da melhor forma: livros, fotografias, plantas ou velas são só algumas sugestões.

Nichos embutidos na cozinha 

Tal como acontece com o quarto, os nichos embutidos na cozinha podem ser uma boa opção para aproveitar bem toda a parede. Neste caso, mais do que um pequeno nicho, sugere-se retirar o máximo de aproveitamento, criando um armário de cozinha.

Nichos embutidos na cozinha
Shutterstock

Além de ser um diferencial na decoração da cozinha é também uma excelente forma de otimizar o espaço e conseguir mais arrumação – e todos sabemos como, numa cozinha, espaço extra de organização é sempre bem-vindo, certo?

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias