Limpar a cozinha: 5 coisas que é preciso deitar fora antes do final de 2021

A cozinha é uma das divisões mais usadas da casa, mas nem sempre é fácil mantê-la limpa e organizada. Eis dicas sobre por onde deves começar.

O ano novo está aí à porta. É uma desculpa para adquirir novos hábitos e rotinas, o que requer que abandonemos algumas antigas. Talvez um dos objetivos seja manter a casa mais limpa e organizada. E porque não começar pela cozinha? Trata-se de uma das divisões da casa mais usadas e que merece especial atenção. O ideal será preparar o terreno para as mudanças, fazer um resumo daquilo que está ou não a funcionar, e focar no que realmente importa.

Se tiveres grandes planos para a tua cozinha mas não souberes por onde começar,  fica atento às dicas que a chef Carla Contreras partilhou com o Apartment Therapy sobre o que deitar fora antes do final de 2021.

1. Alimentos que não vais (ou não podes) usar

Se tens dificuldades em manter a despensa e frigorífico organizados, deves começar por examinar esses espaços. Contreras recomenda tirar tudo cá para fora, doar o que sabes que não vai usar e livrares-te de tudo o que já tenha ultrapassado o prazo de validade. E é preciso também ficar atento ao congelador – há determinados alimentos que não devem ficar lá mais de três meses.

2. Aparelhos e utensílios de cozinha

Utensílios ou aparelhos de cozinha ocupam um grande espaço de arrumação na cozinha e dificultam o acesso, muitas vezes, às coisas de que realmente precisas. E é por isso que a especialista recomenda criar um plano para manter, deitar fora ou doar o que não usas.

3. Panelas e frigideiras danificadas

Estás a ver as panelas e frigideiras estragadas que não deitaste fora para o caso de precisares de uma “reserva”? Está na hora de decidires o que fazer com elas. Se já não podem ser utilizadas e estão a ocupar espaço, é hora de saírem da tua cozinha.

Limpar a cozinha
Foto de Dmitry Zvolskiy no Pexels

4. A gaveta do “lixo”

Se a gaveta do “lixo” da cozinha não é tão funcional quanto pensas – por exemplo, está cheia de coisas que não precisas ou que pertencem a outro lugar -, considera utilizá-la para outra coisa.  “Sei que é polémico, mas esse espaço poderia ser melhor aproveitado”, diz Contreras.

5. Facas

As tuas facas já viram dias melhores? Nesse caso, o final do ano é um ótimo momento para agir, trocando-as por novas ou aguçando-as. No geral, Contreras recomenda que os cozinheiros domésticos tenham as suas facas afiadas profissionalmente pelo menos uma vez por ano.

6. Tábua de cortar

É tempo de verificar também a tábua de cortar Se estiver rachada ou danificada, considera trocá-la por uma nova, visto que as bactérias podem crescer nessas ranhuras e marcas da faca.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias