Halloween: ideias terroríficas para decorar a casa sem gastar muito

Criar atmosferas assustadoras para comemorar o feriado mais aterrador (e divertido) do ano é fácil. Truques simples para os fãs do Dia das Bruxas.

Halloween está a chegar e é hora de pensar em como criar uma atmosfera assustadora para comemorar o feriado mais aterrador (e divertido) do ano. E transformar o lar numa verdadeira casa de terror é mais fácil do que imaginas. Se já tiveres algo em mente, mas ainda precisares de ideias, fica atento a este artigo.

Uma entrada de outro mundo

No Halloween nada como criar suspense antes mesmo dos convidados entrarem em casa. O mais clássico é decorar as janelas e a porta da frente com algumas teias de aranha ou com alguns pequenos fantasmas de tecido, é muito simples.

Decorar a entrada da casa para o Halloween
Habitissimo
Decoração Dia das Bruxas
Habitissimo

Mas, se quiseres causar um impacto, concentra-te no corredor. Em primeiro lugar, desliga as luzes. A iluminação perfeita serão lanternas forradas com tecidos laranja transparentes no chão. Acompanha-os com algumas abóboras em forma de fantasmas ou caveiras com velas no centro da mesa. Acrescenta algumas teias de aranha aqui e ali, alguma aranha no chão ou nas paredes, morcegos pendurados no teto, e o efeito será o de uma passagem de terror.

O cenário perfeito para a festa em casa

Após a sugestão de atravessar aquele corredor fantasmagórico, chega o ponto alto: a sala de estar. Vale a pena despender um pouco de esforço para que o efeito seja impressionante. E não é difícil consegui-lo.

Teias de aranha para decorar no Halloween
Habitissimo
Iluminação de  Halloween
Habitissimo

Teias de aranha, crânios e abóboras são, obviamente, itens indispensáveis. Mas se o que realmente queres é criar um ambiente de arrepiar, redecora a sala. Como? Aqui estão algumas ideias:

  • Substitui os acessórios decorativos por pequenos esqueletos, múmias ou mãos de plástico ensanguentadas;
  • Troca o centro de mesa por uma feita de dedos decepados e olhos ensanguentados. Isto é, pedaços de linguiça/salsicha com tomate e bolas de isopor pintadas;
  • Coloca flores pretas nos vasos e decora-os com uma aranha;
  • Mistura água com algumas gotas de tinta amarela e enche potes de vidro com elas. Coloca insetos ou cobras de plástico dentro e coloca-os na frente de uma luz. Eles criarão um efeito assustador incrível;
  • Espalha migalhas de pão duro no chão, cada passo que teus convidados derem será acompanhado por uma crocância;
  • Cobre os candeeiros com tecidos pretos, roxos ou amarelados.
  • Decora a mesa para a ocasião: toalha preta, guardanapos em forma de fantasma e velas de caveira, e esconde um inseto (falso, claro) sob um talheres ou ao lado do pão.
Acessórios de decoração Halloween
Habitissimo
Decoração assustadora Dia das Bruxas
Habitissimo

Cenário assustador na casa de banho

Se quiseres que a tua casa seja um cenário assustador e não te importares de limpar um pouco mais depois, a casa de banho é perfeita para recriares um ‘set’ a ao estilo de um verdadeiro filme de terror.

Borrifa tinta vermelha nas paredes do chuveiro ou banheira (certifica-te de que pode ser bem removida) e mancha uma toalha com ela. Também podes colocar algumas gotas na banheira ou duche, ou espalhar no chão ou no lavatório.

Halloween para os mais pequenos

Se houver crianças muito pequenas em casa, essa decoração assustadora pode ser demais para elas. Mas podes sempre fazer uma versão “adaptada”. O melhor é passar uma tarde com eles a fazer trabalhos manuais: recortando morcegos de papel, desenhando as famosas “doçuras ou travessuras”, confeccionando fantasmas de tecido ou pintando abóboras. Eles vão divertir-se.

Retirado do Idealista – Adaptado por Dicas Imobiliárias