Valor do mercado imobiliário cresceu 5%

O valor global do mercado imobiliário cresceu 5% em 2020. Segundo dados publicados pela Savills. o valor dos activos imobiliários em todo o mundo subiu 5% durante o ano de 2020, traduzindo-se num novo máximo histórico.

O activo imobiliário é o activo com maior valor em todo o mundo, suplantando as acções e obrigações em conjunto. Vale quatro vezes mais que o PIB mundial. O ano de 2020 encerrou com uma valorização imobiliária de 326,5 triliões de dólares.

Valor do mercado residencial dispara

O valor global do segmento residencial disparou 13% em 2020. A China é o país com maior peso neste segmento de mercado, representando 30% da valorização mundial. Na realidade, a concentração de valor na habitação é muito elevada: apenas 10 países representam 75% do global.

Por seu turno, os segmentos de commercial real estate registaram uma desvalorização de 5% ao longo do ano passado para 32,6 triliões de dólares.

No entanto, o crescimento do valor do imobiliário ficou aquém dos registados noutro tipo de activos financeiros, tais como outro, acções ou obrigações. No entanto, nem só de valor vive o imóvel; há que contar igualmente com a geração de yield, tão importante nos tempos que correm de uma conjuntura de taxas de juro muito baixas.

Pode ler aqui o relatório da Savills The total value of global real estate.

Retirado do Outfothebox – Adaptado por Dicas Imobiliárias