Governo alarga atendimento digital e telefónico a mais serviços públicos

Agora já é possível revalidar a carta ou agendar consultas médicas por videochamada, entre outros procedimentos.

Os cidadãos a viver em Portugal beneficiam agora de um maior leque de serviços públicos digitais. Sem necessitarem deslocar-se, podem fazer a revalidação da carta de condução ou fazer o agendamento de consultas no centro de saúde com a ajuda de videochamada ou atendimento telefónico. E há outros procedimentos burocráticos em que também já é possível tratar de tudo à distância. 

O apoio remoto foi alargado pelo Governo também a serviços como:

  • confirmar a alteração de morada no Cartão de Cidadão, 
  • pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares, 
  • associar atributos empresariais com o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) 
  • alterar os dados associados à Chave Móvel Digital

Estes serviços, tal como diz o ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública em comunicado, “somam-se ao pedido da Chave Móvel Digital, Alteração de Morada no Cartão de Cidadão e Renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos”, que já estavam disponíveis nesta modalidade desde junho. 

Como funcionam estes serviços remotos

Segundo é explicado na mesta nota, para se recorrer à ajuda de um operador, basta aceder ao serviço pretendido em ePortugal.gov.pt, selecionar a opção suporte que se encontra na barra lateral do site, e escolher agendar videochamada.

Após o preenchimento dos dados solicitados e a escolha do dia e hora, o cidadão irá receber, em 15 minutos, um e-mail de confirmação. Na data agendada, será realizada a videochamada que permite aos cidadãos efetuar o serviço online com o auxílio do operador.

Encaminhamento telefónico direto alargado

Por outro lado, também o serviço de encaminhamento telefónico direto foi alargado passando também a estar disponível o “encaminhamento para atendimento direto em assuntos relacionados com a Autoridade Tributária, Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, através do Centro de Contacto Cidadão (300 003 990)”, indica a tutela da ministra Alexandra Leitão na mesma nota.

Já o Centro de Contacto Empresa (300 003 980), aponta, “permite a entrada direta para obtenção de esclarecimentos sobre vários serviços dedicados à atividade económica e o atendimento (em fase de projeto-piloto) para os seguintes serviços: Alojamento Local, Saldos e liquidações e Feirante ou vendedor ambulante”.

 

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